Perdido em Marte | Crítica

Autor: Willian


Este fim de semana eu assisti alguns filmes, mas agora vou detonar o filme “Perdido em Marte”, acredito que a maldição de filmes sobre o planeta vermelho, finalmente foi quebrada!

O filme é baseado no best-seller escrito por Andy Weir em 2011, no qual conta a história de um astronauta que acaba sendo deixado em Marte após uma expedição e precisa usar todo seu conhecimento para sobreviver. A direção é de Ridley Scott e protagonizado por Matt Damon em meio a um elenco cheio de atores renomados.

Um filme lançado no momento perfeito, já que a NASA recentemente afirmou haver água em Marte. Depois de muito tempo, Ridley Scott consegue fazer justiça aos seus clássicos: “Blade Runner – O Caçador de Androides” e “Alien – O Oitavo Passageiro”. Podemos dizer que é um misto de “Gravidade”, “Náufrago” e “Interestelar”, porém consegue ser melhor que essas três produções.





O longa nos traz a história de um astronauta chamado Mark Watney (Matt Damon), que acabou sendo deixado e dado como morto por sua equipe, após ser atingido por destroços em meio a uma gigantesca tempestade de areia. Devido a isso Mark tem que se virar para sobreviver com recursos para apenas alguns meses, num lugar onde nada cresce, sem água e principalmente sem a ajuda humana, com apenas a ciência ao seu lado.

Para isso, Mark (MacGyver, kkkkk) usa seus conhecimentos de botânica e um pouco de sorte ao encontrar coisas para que possa criar mínimas condições de sobrevivência até que consiga entrar em contato com a Terra. O filme prende a cada minuto, você fica angustiado pelo personagem...afinal não é fácil sobreviver em marte, rs!

A primeira coisa que tenho a dizer é que Matt Damon detonou em sua atuação. O longa dependia da atuação dele, exclusivamente dele, afinal o filme é sobre Mark Whatney que não basta estar sozinho, está sozinho em marte. Local esse que não tem nada. Por isso a atuação dele é fundamental, com momentos que até rimos de tão trágica que a situação é. A atuação dele é incrível, assim como sua mudança física, quando finalmente é resgatado está magrelo, e com os dentes destruídos.





É uma produção com uma lista extensa de qualidades, mas provavelmente o que mais chama atenção é a perfeição com que Marte é retratado. O mais incrível é que ninguém tem ideia de como o lugar é e mesmo assim saímos com a certeza de que tudo aquilo é real. Outro ponto positivo são as explicações, nada de fica ao vento, tudo é muito bem explicado e comprovado cientificamente de uma forma que parece até uma aula de ciências.

O tratamento dado à ciência também merece atenção especial, uma vez que é praticamente impossível distingui-la da ficção. Os foguetes, os termos técnicos, a plantação de batatas em solo marciano utilizando fezes, a gravidade artificial e até mesmo a proposta de lançar um foguete utilizando lona ao invés de janelas parece perfeitamente razoável.

Perdido em Marte é, acima de tudo, muito divertido.


Um filme que classifico com...




Share on Google Plus

Sobre cinemaoffiline

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário